sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"I feel unhappy, I feel so sad"


Curta sua tristeza porque ela vai passar. E todos vão fazer de tudo para que isso aconteça, porque você já não tem o direito de ficar calado e na sua, escrever melancolias byronianas, de ouvir músicas com prantos instrumentais, e, você está, terminantemente, proibido de chorar.
Você já não pode fazer nada disso, porque a Felicidade está aí, não batendo na sua porta, mas esmurrando e exigindo que a deixe entrar!
A sociedade é incrível mesmo! Faz moda até do sentimento. Houve um tempo, antes dessa “ditadura da Felicidade” em que ser depressivo é que era elegante e agora não se pode estar triste! Porque a felicidade lava seu cérebro e te tortura com a sua presença insuportável. “Atitudes positivas”, “o mundo conspira a seu favor”, “sorria mesmo que tenha que esconder no fundo da alma a dor que o mundo desconhece”, blá, blá, blá.
Só tenho pena de quem tem toda a felicidade vendida nos livros de auto-ajuda. Daqui a pouco vão arrumar um jeito de transformá-la em pílula, não, em garrafas porque pílulas não são o suficiente. Espere, isso já existe. Já existe felicidade em garrafas, pílulas, pó, pedras, e já faz um bruto sucesso não é mesmo?
Critiquei e critiquei. Mas não falei o que é felicidade, porque eu não sei. E duvido que você saiba também, mas posso estar errada. Por enquanto vou curtindo a minha tristeza com músicas depressivas e chocolate.

Um comentário:

  1. Você escreve sobre felicidade, enquanto escrevo sobre úvula.

    Achei massa o texto, Marilza. Ouve essa música aqui ó (deve conhecer, até):
    Lua Bonita, do Raulzito

    Lua bonita,
    Se tu não fosses casada
    Eu preparava uma escada
    Pra ir no céu te buscar
    Se tu colasse teu frio com meu calor
    Eu pedia ao nosso senhor
    Pra contigo me casar
    Lua bonita
    Me faz aborrecimento
    Ver São Jorge no jumento
    Pisando no teu clarão
    Pra que cassaste com um homem tão sisudo
    Que come dorme faz tudo, dentro do seu coração?
    Lua Bonita, Meu São Jorge é teu senhor,
    E é por isso que ele "véve" pisando teu esplendor
    Lua Bonita se tu ouvisses meus conselhos
    Vai ouvir pois sou alheio,
    Quem te fala é meu amor
    Deixa São Jorge no seu jubaio amuntado
    E vem cá para o meu lado
    Pra gente viver sem dor.


    Vish, viver sem dor, VISH.

    ResponderExcluir