segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Thomas Edison disse: Talento é 1% inspiração e 99% transpiração. E, sinceramente? Não acredito nele. Em relação à produção literária Thomas (olha a intimidade) está redondamente enganado. Mas como ele era um cientista, não um escritor, então pode até ser perdoado.
Para se escrever um texto a inspiração é extremamente necessária. É ela quem vai formar a idéia do texto. Depois vem a sua melhor amiga: a criatividade, que é quem vai nos dar a capacidade de fazer uma cópia imperfeita do texto idealizado. E ele vai se mudar do “reino das palavras” para o papel (ou o computador). Mas a transpiração não pode ser desprezada (a coitada), ou você acha que é fácil tirar o texto de junto de Platão? Não é fácil.
“Como é que se escreve?” Clarisse Lispector já perguntou. Eu me cansei de perguntar e procurar. E vou por aí, escrevendo sobre tudo e sobre nada (literalmente), na hora que os textos quiserem vir porque às vezes tenho extensas crises não-criativas. Como esta que me obrigou a escrever esse texto.
Mas eu tenho uma dica, que até funciona comigo, mas só funciona com mulheres, e ainda bem que não funciona sempre: escrevam na TPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário